Assuntos relacionados do dia a dia da comunidade brasileira no Japão


    CHOQUE CULTURAL E PROBLEMAS PSICOLÓGICOS

    Compartilhe
    avatar
    Mr Mister

    Mensagens : 48
    Data de inscrição : 31/07/2009
    Idade : 31

    CHOQUE CULTURAL E PROBLEMAS PSICOLÓGICOS

    Mensagem  Mr Mister em Sex Jul 31, 2009 7:32 am

    Choque cultural e problemas psicológicos dos dekasseguis



    Choque Cultural

    Como minha vó sempre dizia, um pouco de ciência não faz mau a ninguém (ou será que era “um pouco de caldo-de-galinha”?).

    O conceito de choque cultural foi cunhado pela primeira vez em 1954 como sendo a consequência do esforço e da ansiedade resultante do contato com uma nova cultura além do sentimento de perda, confusão e impotência resultante da perda das informações culturais e regras sociais previamente acostumadas.

    O processo do choque cultural e sua subsequente solução podem ser sumarizados em quatro estágios sequenciais e cíclicos. O ciclo pode ser repetido conforme novas crises são encaradas e requeiram novos ajustes:

    1. Fase da lua-de-mel ou turista
    2. Fase da crise ou choque cultural
    3. Fase do ajuste, reorientação e recuperação
    4. Fase da adaptação, resolução e aculturação
    A fase da lua-de-mel é a experiência típica de quem está em férias ou numa breve viagem de negócios. É caracterizada pelo interesse, euforia, expectativas positivas e idealizações sobre a nova cultura. As diferenças são excitantes e interessantes. Mesmo que possam existir ansiedade e stress, eles tendem a ser interpretados positivamente.

    A fase da crise pode começar imediatamente (no momento que existe o contato com a nova cultura) ou, mais normalmente, surge dentro de algumas semanas ou meses. Ela pode começar como uma grande crise ou em uma série de problemas que vão se acumulando. As coisas começam a dar errado, pequenas dificuldades viram problemas gigantescos e as diferenças culturais se tornam irritantes. É comum o sentimento crescente de desapontamento, impaciência, frustração e outras tensões. A vida não faz mais sentido e é comum o sentimento de desilusão, confusão e rejeição pelos outros e isso pode levar a depressão, isolação, raiva ou hostilidade. Em casos extremos o indivíduo pode ficar altamente sensível e até paranóico.

    A fase da recuperação é o aprendizado de como se ajustar efetivamente ao novo ambiente cultural. A resolução do choque cultural reside em aprender como realizar uma adaptação aceitável à nova cultura. Alguns ajustes podem ser encontrados sem que haja adaptação. É o exemplo daqueles que, em momentos de crise, voltam para seus países originais ou daqueles que se isolam em grupos étnicos e mantém o estilo-de-vida com que estão acostumados. Porém, para uma solução efetiva é necessário que haja ajustamento e adaptação: desenvolver habilidades em resolver problemas para lidar com a cultura e começar a aceitar sua forma com uma atitude positiva. A cultura começa então a fazer sentido e as reações negativas passam a ser reduzidas conforme o indivídio reconhece sua inabilidade de entender, aceitar e se adaptar. O ajuste é lento e requer vários ciclos de crise e adaptação.

    A fase da aculturação é alcançada quando consegue-se desenvolver uma adaptação estável em resolver com sucesso problemas e gerenciar a nova cultura. A total assimilação de uma cultura é difícil senão até impossível porém, conforme o processo de aculturação avança, é comum que mudanças substanciais aconteçam com o indivíduo conforme ele desenvolve uma identidade bi-cultural. A aculturação não significa abandonar seus modos antigos ou perder sua identidade cultural anterior mas sim a ciência pessoal e construtiva para ter respostas culturais e pessoais que se encaixem no novo ambiente.

    Existem quatro motivos que levam ao choque cultural. São eles:
    1. Stress
    2. Fatiga cognitiva
    3. Choque de papéis
    4. Choque pessoal
    O stress acontece pela própria exposição ao novo ambiente e pelos seus subsequentes impactos psicológicos. Em choques culturais são comuns preocupações exageradas com doenças, sentimentos de estar fisicamente debilitado, preocupações com sintomas, pequenas dores e desconfortos. Tudo isso pode ser capitalizado por fatores psicossomáticos e por reduções da eficiência do sistema imunológico devido ao próprio stress.

    A fatiga cognitiva é consequência de uma sobrecarga de informações. A nova cultura requer um esforço consciente para entender as coisas que normalmente são processadas inconscientemente em sua própria cultura. Esforços são feitos para interpretar os significados de uma nova língua mas também dentro de contextos não-verbais, comportamentais, contextuais e sociais das comunicações. Essa mudança de uma interpretação inconsciente dentro da sua própria cultura para um cenário onde o esforço e a atenção constante são necessários para processar tudo que acontece ao seu redor é fatigante e pode resultar e fatiga mental e emocional.

    O choque de papéis acontece quando o papel do indivíduo é perdido na nova cultura. As mudanças dos papéis sociais e das relações interpessoais afetam o bem-estar e o sentido de auto-conhecimento do indivíduo. No novo ambiente cultural os antigos papéis são eliminados e substituídos por papéis desconhecidos e por conjuntos de expectativas. Isto leva ao choque resultante da ambiguidade da posição social do indivíduo, da perda de relações sociais e seus papéis considerados normais e do surgimento de novos papéis que são inconsistentes com o antigo auto-conceito do indivíduo.

    O choque pessoal inclui a perda de intimidade pessoal e a perda de contatos interpessoais com pessoas significativas. As disposições psicológicas, auto-estima, auto-identidade, sentimentos de bem-estar e a satisfação com a vida são todos criados e mantidos dentro do sistema cultural. A perda deste sistema de suporte pode levar a deterioração dos sentidos de bem-estar de um indivíduo e até a manifestações patológicas assemelhadas à psicoses e paranóias que são classificados como “neuroses transientes” ou desordens emocionais temporárias. O choque pessoal é capitalizado quando a nova cultura viola os sentidos pessoais e culturais do indivíduo no que diz respeito a valores morais, lógicos ou de crenças a respeito da normalidade e civilidade. Conflitos de valores contribuem para um senso de desorientação e irrealidade, aumentando o sentimento de inaptabilidade do indivíduo com o seu meio.
    Meus toques pessoais

    Para aqueles que se importam, este estudo resume bem o que estou passando pessoalmente e em especial no que condiz ao choque de papéis e ao choque pessoal.

    Para aqueles pensando em encarar novas culturas (mesmo que temporariamente) vale o estudo antecipado. Confesso que, por mais que eu estivesse preparado, não esperava principalmente o choque de papéis. Na minha ingenuidade eu esperava que seria possível manter antigos papéis. Ledo engano.

    Fonte: Cultural Shock and Adaptation


    Exemplo de choque cultural

    Choque cultural é a a consciência repentina de que algo que se acreditava verdadeiro não o-é: quanto mais arraigado em nós for o conhecimento relativo a esse assunto, maior será a intensidade d choque. É como perder parte do solo em que se pisa: de repente! Sem aviso! Inesperadamente!

    Seus resultados dependem da personalidade do desiludido: em alguns provoca um verdadeiro milagre cultural; noutros, provoca a morte!...

    Outro exemplo de choque cultural:

    É o que acontece se você se mudar do Brasil para um país muçulmano por exemplo. Pense em como vivem os brasileiros, carnaval, festas, mulheres que usam biquínis mínimos nas praias e outras que usam os mesmos na TV. Ou pior: mulheres NUAS na TV.

    Chegando em um país como a Arábia Saudita por exemplo, onde os costumes são completamente outros, você pode passar pelo que chamamos de choque cultural ao se daparar com a rigidez da cultura deles. Mulheres lá devem (na sua maioria, claro) ser submissas aos homens de sua família, usar roupas que cubram até seus cabelos.

    Compare as duas culturas e verifique que o choque cultural pode ser enorme ao se transladar de uma para a outra.

    Mais exemplo de choque cultural:

    É o que um índio Yanomami acostumado a andar nú na floresta sentiria ao ter que andar engravatado na Paulista.


    Resumo

    Choque cultural é a consciência repentina de que algo que se acreditava ser verdadeiro ou correto não o-é: quanto mais arraigado em nós for o conhecimento relativo a esse assunto, maior será a intensidade do choque.

    A resolução do choque cultural reside em aprender como realizar uma adaptação aceitável à nova cultura. Alguns ajustes podem ser encontrados sem que haja adaptação. É o exemplo daqueles que, em momentos de crise, voltam para seus países originais ou daqueles que se isolam em grupos étnicos e mantém o estilo-de-vida com que estão acostumados. Porém, para uma solução efetiva é necessário que haja ajustamento e adaptação: desenvolver habilidades em resolver problemas para lidar com a cultura e começar a aceitar sua forma com uma atitude positiva. A cultura começa então a fazer sentido e as reações negativas passam a ser reduzidas conforme o indivídio reconhece sua inabilidade de entender, aceitar e se adaptar. O ajuste é lento e requer vários ciclos de crise e adaptação.
    avatar
    NIEROZUMIEN

    Mensagens : 597
    Data de inscrição : 03/07/2009
    Localização : Japão

    Re: CHOQUE CULTURAL E PROBLEMAS PSICOLÓGICOS

    Mensagem  NIEROZUMIEN em Sex Jul 31, 2009 4:45 pm

    Tirou de algum livro espirita?
    Não é somente brasileiros que reclamam não minha criança.
    Se todos reclamam independente de onde venham,
    então tem algo errado com o lugar vc não acha?
    -O problema está no lugar e não nas pessoas!
    Vc não acha estranho quase 100% dos estrangeiros não se adaptarem no Japão?
    Só sendo muito mas muito retardado mesmo p/ não enxergar nada disso.

    Continue lendo teu livrinho
    avatar
    Mishima
    Admin

    Mensagens : 573
    Data de inscrição : 02/07/2009
    Localização : Earth

    Re: CHOQUE CULTURAL E PROBLEMAS PSICOLÓGICOS

    Mensagem  Mishima em Sex Jul 31, 2009 4:56 pm

    NIEROZUMIEN escreveu: Tirou de algum livro espirita?
    Não é somente brasileiros que reclamam não minha criança.
    Se todos reclamam independente de onde venham,
    então tem algo errado com o lugar vc não acha?
    -O problema está no lugar e não nas pessoas!
    Vc não acha estranho quase 100% dos estrangeiros não se adaptarem no Japão?
    Só sendo muito mas muito retardado mesmo p/ não enxergar nada disso.

    Continue lendo teu livrinho

    Isso é verdade todos os estrangeiros que moram no Japão tem os mesmos problemas.

    Isso quer dizer que o problema não são os brasileiros e sim o Japão que não respeita essas pessoas.
    avatar
    C$S

    Mensagens : 437
    Data de inscrição : 03/07/2009

    Re: CHOQUE CULTURAL E PROBLEMAS PSICOLÓGICOS

    Mensagem  C$S em Sex Jul 31, 2009 6:22 pm

    Choque Cultural
    como já disse noutro topico , esse choque cultural é sofrido de ambas as partes , os estrangeiros e os nativos com a presença dos estrangeiros..

    o problema maior nao é o turista que sente , e sim o de longa permanencia .. o turista nao vem pra ganhar dinheiro e sobreviver..
    os de longa permanencia recebem o choque anti-cultural do JP( huaauhuha essa foi boa ) , e o vê refletido no seu salario no fim do mes : salario mais baixo do temporario , salario mais baixo dos que efetivaram , etc , tudo em relaçao aos japas ..
    esse tal choque anti-cultural pega de jeito aqueles que nem emprego conseguem ..

    onde dói mais esse choque anti-cultural nao é na moral , no sentimento da gente.. é no nosso bolso......
    avatar
    Mr Mister

    Mensagens : 48
    Data de inscrição : 31/07/2009
    Idade : 31

    Re: CHOQUE CULTURAL E PROBLEMAS PSICOLÓGICOS

    Mensagem  Mr Mister em Sab Ago 01, 2009 6:29 am

    Eh a mesma coisa um imigrante mexicano tentar convencer os ianques a mudarem os seus pontos de vista. Obrigar os norte-americanos a deixarem de ser racistas e cabeças duras.

    Os brasileiros são cabeças duras por isso que o choque cultural eh tão intenso!


    Última edição por Mr Mister em Seg Ago 10, 2009 11:20 am, editado 1 vez(es)
    avatar
    Mishima
    Admin

    Mensagens : 573
    Data de inscrição : 02/07/2009
    Localização : Earth

    Re: CHOQUE CULTURAL E PROBLEMAS PSICOLÓGICOS

    Mensagem  Mishima em Sab Ago 01, 2009 8:51 am

    Mr Mister escreveu:OK Mishima, Então devemos impor os nossos costumes e o modo de vida em cima dos japoneses, mostrar que o conceito brasileiro, ocidental são exemplares e superiores aos dos japoneses. Temos que convencer os japoneses a aderir ao sistema ocidental de crenças, mudar a sua religião, seus modos de vida, seus conceitos. Somente desta forma os brasileiros poderão viver em paz e harmonia no Japão. è logico que a sociedade japonesa nunca foi perfeita!

    Eh a mesma coisa um imigrante mexicano tentar convencer os ianques a mudarem os seus pontos de vista. Obrigar os norte-americanos a deixarem de ser racistas e cabeças duras.

    Os brasileiros são muito convencidos! por isso que o choque cultural eh tão intenso!

    Quem falou em impor alguma coisa...?
    O Brasil impos alguma coisa aos estrangeiros que ai se estabeleceram...?
    Ninguem foi forçado a nada! Estrangeiro quando vai morar no Brasil, gosta do pais e se torna basileiro de coração, e é aceito pelos brasileiros.

    Já no Japão, vão te jogar na cara sempre que puderem que vc não é japones e o que vc tá fezendo no pais deles.


    Será que ser eu mesmo é uma ofença tão grande assim e tão inaceitavel ...?

    Respeitar as leis sim! Ser japones nunca! Jamais!

    Os que os japoneses querem é submissão! E isso eles podem esquecer !
    avatar
    NIEROZUMIEN

    Mensagens : 597
    Data de inscrição : 03/07/2009
    Localização : Japão

    Re: CHOQUE CULTURAL E PROBLEMAS PSICOLÓGICOS

    Mensagem  NIEROZUMIEN em Sab Ago 01, 2009 2:15 pm

    HAUAHAUAHAUAHUA

    Então é assim que MISTER administra esses defeitos culturais?
    Vc deve ser capacho de yakusa ou garoto de recados de algum shatyou opressor ne?
    avatar
    C$S

    Mensagens : 437
    Data de inscrição : 03/07/2009

    Re: CHOQUE CULTURAL E PROBLEMAS PSICOLÓGICOS

    Mensagem  C$S em Dom Ago 02, 2009 1:14 am

    Mr Mister escreveu:...
    Eh a mesma coisa um imigrante mexicano tentar convencer os ianques a mudarem os seus pontos de vista. Obrigar os norte-americanos a deixarem de ser racistas e cabeças duras.
    ....!
    concordo com vc .. nao adianta mesmo querer convencer os japas a mudarem seus pontos de vista pq sao racistas e cabeça dura HÁÁÁ !


    tipo , eu nao reclamo que eles comam carne de baleia , assim como gostaria que nao reclamassem qdo faço churrasco
    avatar
    Mr Mister

    Mensagens : 48
    Data de inscrição : 31/07/2009
    Idade : 31

    Re: CHOQUE CULTURAL E PROBLEMAS PSICOLÓGICOS

    Mensagem  Mr Mister em Dom Ago 02, 2009 4:19 am

    Quem falou em impor alguma coisa...?

    Pelo jeito que você fala os japas tem que mudar os seus hábitos e ponto de vista para receber os estrangeiros!

    Os que os japoneses querem é submissão! E isso eles podem esquecer !

    Você é neurótico? Submissão do que? Quem esta impondo isso no japão?
    avatar
    Mishima
    Admin

    Mensagens : 573
    Data de inscrição : 02/07/2009
    Localização : Earth

    Re: CHOQUE CULTURAL E PROBLEMAS PSICOLÓGICOS

    Mensagem  Mishima em Dom Ago 02, 2009 9:31 am

    Mr Mister escreveu:
    Quem falou em impor alguma coisa...?

    Pelo jeito que você fala os japas tem que mudar os seus hábitos e ponto de vista para receber os estrangeiros!

    Os que os japoneses querem é submissão! E isso eles podem esquecer !

    Você é neurótico? Submissão do que? Quem esta impondo isso no japão?

    Não tem que mudar nada!!! Não sei de onde vc tira essas coisas.
    Tem que respeitar as pessoas ! Isso sim ! O Japão é um pais provinciano e caipira! Ou eles acham que so pq usam bolsas Louis Vuitton são cosmopolitas...

    Os japoneses tem uma cultura de fachada para fazer bonito para os de fora. Só quem vive aqui sabe como eles são na verdade.
    Como diz o ditado: Por fora bela viola, por dentro pão bolorento.
    avatar
    Mr Mister

    Mensagens : 48
    Data de inscrição : 31/07/2009
    Idade : 31

    Re: CHOQUE CULTURAL E PROBLEMAS PSICOLÓGICOS

    Mensagem  Mr Mister em Seg Ago 10, 2009 11:23 am

    Quem falou em impor alguma coisa...?



    Pelo jeito que você fala os japas tem que mudar os seus hábitos e ponto de vista para receber os estrangeiros!

    Os que os japoneses querem é submissão! E isso eles podem esquecer !



    Você é neurótico? Submissão do que? Quem esta impondo isso no japão?


    Não tem que mudar nada!!! Não sei de onde vc tira essas coisas.
    Tem que respeitar as pessoas ! Isso sim ! O Japão é um pais provinciano e caipira! Ou eles acham que so pq usam bolsas Louis Vuitton são cosmopolitas...

    Os japoneses tem uma cultura de fachada para fazer bonito para os de fora. Só quem vive aqui sabe como eles são na verdade.
    Como diz o ditado: Por fora bela viola, por dentro pão bolorento.

    Então muda o país! muda a cabeça dos japoneses.

    Conteúdo patrocinado

    Re: CHOQUE CULTURAL E PROBLEMAS PSICOLÓGICOS

    Mensagem  Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Sex Dez 15, 2017 7:57 am