Assuntos relacionados do dia a dia da comunidade brasileira no Japão


    o japones que nao é japones =/

    Compartilhe
    avatar
    C$S

    Mensagens : 437
    Data de inscrição : 03/07/2009

    o japones que nao é japones =/

    Mensagem  C$S em Dom Jul 05, 2009 2:05 pm

    uma curta estoria de como tem preconceito contra estrangeiros no JP ,
    vindo do lugar que mais a gente precisava de apoio , no serviço ...

    onde trabalho , uns 6 anos atrás entrou um brasileiro que veio pro JP mto pequeno , só sabe falar japones , estudou desde o shougakkou no JP , a namorada dele é japa , os amigos dele sao japas , ele só frequenta lugares japas , e olhando pra ele vc nunca irá pensar que é um brasileiro , realmente parece um japa ...blz

    é um rapaz super bonzinho e calmo , a fabrica adorava ele pq trabalhava mto bem , em qq horario q pedissem ...
    ele trabalhava numa maquina que nao é qq pessoa q consegue sem fazer um longo estágio ...
    essa maquina rodava fins de semana , entao ele tinha as chaves da fabrica , pq precisava ligar compressor , valvulas de gás , etc .

    como disse a namorada dele é japa , e eles tao pensando em casar , entao ele precisava duma posiçao mais estavel no serviço . blz..
    explicou a estoria pro buchou , que foi pedir no departamento pessoal , etc .. ele pediu pra efetivarem ele como sei-shain , se desse...

    vieram com uma conversa que gostavam mto dele e talz , mas só teria a possibilidade de se tornar shain se ele trocasse o kokuseki pra japones Shocked , tenta-se falar com outro aqui e ali mas nao tinha jeito, e acabou a conversa ...

    aliás , ele já tinha o visto permanente , entao o problema nao era tempo de permanencia...

    acabou q esse ano ele saiu da fabrica e conseguiu um emprego de shain pra cuidar de velhos... a fabrica disse apenas : xoganai.

    por aí vemos como é o caso de mtas fabricas daqui , eles precisam de voce , usam seu arubaito por 10 , 15 anos , com um pensamento mto preconceituoso ... No
    avatar
    Mishima
    Admin

    Mensagens : 573
    Data de inscrição : 02/07/2009
    Localização : Earth

    Discriminação no trabalho

    Mensagem  Mishima em Dom Jul 05, 2009 5:41 pm

    C$S - O que já ví de gente discriminada nesse pais...Não basta vc falar, ler e agir como japones. Vc tem que ser japones! Mesmo quem foi criado aqui sofre discriminação. E deve ser pior pq a pessoa domina a lingua e conhece os costumes.
    Conheci uma garota brasileira que foi criada aqui desde pequena, estudou e se formou como professora de Japones depois de suportar a escola o ijime e muita luta. A garota era uma japonesa, poderia dar aula de japones nas escolas japonesas, conhecia os costumes e a cultura
    Nas entrevistas para um emprego ela ia muito bem, Alem do japones era professora de ingles e falava fluentemente e falava o portugues.
    Mas alem do nome japones tinha um nome em portugues. E aí que a coisa pegava, na hora de apresentar o curriculum e o entrevistador lia o nome em portugues... Na hora depois da cara de susto a pergunta fatal...Vc não é japonesa...?
    Quando ela dizia que não era...Começava a dizer que não tinha vaga que eles iriam ligar... No final nada de ligação, Muitas vezes ela ficava sabendo que para o cargo que ela tinha feito a entrevista foi contrada uma japonesa sem a mesma qualificação, Afinal uma brasileira que fala japones melhor que um japones ....

    Ela tentou por 2 anos e nada. No fim ela desistiu foi morar no USA.

    Muitos japoneses vão morar fora por alguns anos, quando voltam são tratado como gaijin o Japão deve ser o unico pais do mundo que um cidadão depois de morar fora volta como estrangeiro tamanho o preconceito que existe aqui.
    avatar
    Neozen

    Mensagens : 65
    Data de inscrição : 05/07/2009
    Idade : 32
    Localização : São Paulo

    Re: o japones que nao é japones =/

    Mensagem  Neozen em Ter Jul 07, 2009 4:40 am

    Assunto complicado! Japonês que se torna gaijin. scratch

    Isso acontece porque o mundo ocidental é totalmente diferente do mundo oriental. Se um japones adquire os costumes ocidentais vai sentir dificuldades para se readaptar no mundo oriental.

    Os japoneses, chineses, coreanos que moram nos países ocidentais adquirem costumes ocidentalizados, e quando retornam ao Japão sentem dificuldade para se readaptar por causa dos costumes adquiridos lá no mundo ocidental.

    Se um japonês morar na China, Coréia e Sudeste Asiático não vai sentir nenhuma dificuldade para se readaptar no Japão.

    É muito mais fácil para um japonês assimilar os costumes ocidentais, do que um gaijin assimilar os costumes orientais.
    avatar
    C$S

    Mensagens : 437
    Data de inscrição : 03/07/2009

    Re: o japones que nao é japones =/

    Mensagem  C$S em Ter Jul 07, 2009 2:40 pm

    sim neo , por isso o tamanho do preconceito do JP.

    em mtos casos nao importa se vc é boa pessoa , trabalha direitinho , etc.. ou é japa ou nao é ..
    avatar
    kumashiro

    Mensagens : 137
    Data de inscrição : 03/07/2009
    Idade : 108
    Localização : Kanagawa-Ken

    Re: o japones que nao é japones =/

    Mensagem  kumashiro em Ter Jul 07, 2009 5:11 pm

    Muitos pais e mães de familias japonesas que tem na faixa de 50 anos, tiveram avós ou pais que lutaram na segunda guerra mundial. Naquela época o Japão era totalmente fechado ao mundo exterior e totalmente xenofóbico. Esse ódio aos estrangeiros foi passado de pai para filho. Ainda hoje ficamos sabendo de casos em que pais dizem para filhos não se misturarem com estrangeiros.
    É ridiculo que o Japão continue evitando a globalização. Eles tem que aceitar os estrangeiros como moradores e não como mão de obra turista. O Brasil acolheu os japoneses no século passado sem preconceito e discriminação. Já o Japão dificulta o máximo a entrada dos 'aliens'.
    Existem japoneses bons que convivem muito bem com estrangeiros e que não tem preconceito. Mas a maioria ainda são aqueles nacionalistas cabeça dura, egoístas, orgulhosos e mal caráter.
    avatar
    C$S

    Mensagens : 437
    Data de inscrição : 03/07/2009

    Re: o japones que nao é japones =/

    Mensagem  C$S em Ter Jul 07, 2009 9:41 pm

    kuma é isso mesmo ..

    o engraçado sao as familias japas q foram ao BR seculo passado e que discriminavam os brasileiros lá no BR , nao queriam misturar sangue com gaijins , manter tradiçao , etc ,
    e essas mesmas familias sendo discriminadas ao retornarem ao JP...

    o problemas mesmo é a parte economica , a gente ser discriminado na rua até dá pra engolir , o fd é a discriminaçao por parte da maioria das empresas que impedem da gente ter uma situaçao mais estável só por ter nascido fora daqui...

    eles reclamam que os gaijins largam o serviço e vao embora pro país natal , etc , mas eles mesmo nao dão estabilidade pra pessoa fixar raízes aqui...entao , aí fica complicado
    avatar
    Neozen

    Mensagens : 65
    Data de inscrição : 05/07/2009
    Idade : 32
    Localização : São Paulo

    Re: o japones que nao é japones =/

    Mensagem  Neozen em Dom Jul 19, 2009 5:49 am

    Os japoneses pensam desta forma:

    Se os dekassiguis são de descendentes de japoneses, então eles tem a obrigação de saber nihongo e se adaptar na sociedade japonesa. Os japoneses não tem obrigação em mudar seus costumes e o seus modos de vida pra satisfazer os aliens. Se os brasileiros são de fato descendentes de japoneses, eles tem a obrigação moral de ir atrás e acompanhar os japoneses.

    Globalização e imigração no Japão


    O mundo esta ficando cada vez mais globalizado, as distancias geográficas estão sendo reduzidas e a entrada de imigrantes ilegais esta aumentando na velocidade da luz, se o japão continuar desta forma, vai se tornar em nova Cuba da Ásia. Uma nação habitado por chineses, coreanos, filipinos, brasileiros, africanos etc, sem identidade cultural e racial, onde a desigualdade e a injustiça social reina absoluto, um abismo entre os imigrantes e os nativos do país, conflitos raciais e religiosos vão ser intermináveis.

    Conteúdo patrocinado

    Re: o japones que nao é japones =/

    Mensagem  Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Qui Nov 15, 2018 4:07 pm