Zoo Japan

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Assuntos relacionados do dia a dia da comunidade brasileira no Japão


    Ex-ministro das Finanças do Japão é encontrado morto

    Mishima
    Mishima
    Admin


    Mensagens : 573
    Data de inscrição : 02/07/2009
    Localização : Earth

    Ex-ministro das Finanças do Japão é encontrado morto Empty Ex-ministro das Finanças do Japão é encontrado morto

    Mensagem  Mishima Seg Out 05, 2009 4:57 am

    TÓQUIO - O ex-ministro das Finanças do Japão, Shoichi Nakagawa, foi encontrado morto na sua casa em Tóquio, na manhã deste domingo, informou a polícia japonesa. No início do ano, Nakagawa renunciou ao cargo após uma dar entrevista aparentemente bêbado durante cúpula do G-7 em Roma. Mais tarde, ele também perdeu seu cargo no parlamento.



    O corpo de Nakagawa, de 56 anos, foi encontrado por sua esposa na cama do casal, de acordo com um porta-voz da Agência da Polícia Metropolitana de Tóquio. Não existia nenhum ferimento aparente no corpo.



    A polícia, que investiga a morte, deverá completar a autópsia ainda neste domingo, mas os resultados poderão levar vários dias para serem divulgados, disse o porta-voz. Ele disse que a polícia não encontrou nenhum bilhete de suicídio.



    Nakagawa fazia parte de um grupo de políticos japoneses de alto perfil, do Partido Liberal-Democrático (PLD), que foi derrotado nas eleições de 30 de agosto, num sufrágio que levou a uma esmagadora vitória do Partido Democrático do Japão (PDJ) do atual primeiro-ministro Yukio Hatoyama.



    Nakagawa, um colaborador próximo do ex-primeiro-ministro japonês Taro Aso, ocupou várias posições de destaque no governo japonês e no PLD, como ministro do Comércio e da Indústria e ministro da Agricultura.



    Ele renunciou ao cargo de ministro das Finanças em fevereiro, após comparecer à cúpula do G-7 em Roma aparentemente bêbado e incoerente, numa coletiva de imprensa. Nakagawa negou que seu comportamento tenha sido provocado pela bebida e atribuiu seu estado a uma combinação de alguns copos de vinho e remédios que ele havia tomado durante o voo de Tóquio a Roma.



    O incidente, no entanto, foi gravado por uma série de emissoras de televisão e muito divulgado no Japão, constrangendo o governo Aso. O incidente contribuiu para a queda de popularidade de Aso, que já sofria com as próprias gafes do líder.



    A derrota de 30 de agosto encerrou mais de 50 anos de governo do PLD no Japão. Nakagawa, considerado um político de personalidade forte, serviu 26 anos no parlamento japonês. A cadeira que ele ocupava no parlamento foi antes ocupada por seu pai, Ichiro Nakagawa, também parlamentar pelo PLD. Ichiro Nakagawa morreu em 1983, no que a polícia disse ter sido um suicídio. As informações são da Dow Jones.

    http://www.estadao.com.br/noticias/internacional,ex-ministro-das-financas-do-japao-e-encontrado-morto,445628,0.htm

      Data/hora atual: Sex Mar 29, 2024 6:56 am