Zoo Japan

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Assuntos relacionados do dia a dia da comunidade brasileira no Japão


2 participantes

    Brasileiro poderá se aposentar no Japão

    Mishima
    Mishima
    Admin


    Mensagens : 573
    Data de inscrição : 02/07/2009
    Localização : Earth

    Brasileiro poderá se aposentar no Japão Empty Brasileiro poderá se aposentar no Japão

    Mensagem  Mishima Qui Jun 17, 2010 8:23 am


    Países negociam acordo para beneficiar trabalhador estrangeiro

    Tempo de contribuição previdenciária no país estrangeiro valerá para aposentadoria do governo de origem



    O governo costura um acordo com o Japão para garantir benefícios previdenciários aos brasileiros que trabalham no país asiático. O texto deve ser finalizado em agosto, segundo funcionários da Embaixada Brasileira em Tóquio.
    Apesar de contribuir com a Previdência nos dois países, muitos trabalhadores não alcançam tempo suficiente para usufruir de nenhuma. Cerca de 240 mil brasileiros moram no Japão. Já o Brasil tem cerca de 90 mil residentes japoneses.
    Com o acordo, a contribuição feita em um país poderá ser utilizada para requerer os benefícios, como aposentadoria por idade ou por invalidez e pensão por morte, no outro país.
    O convênio não unifica as regras para obtenção de benefícios. Cada país seguirá a sua legislação. Os órgãos de previdência pagarão os benefícios para os cidadãos do país com recursos próprios. Os valores serão proporcionais ao tempo de contribuição (pro rata).
    No Brasil, são necessários 35 anos de contribuição (30 anos para mulheres). No Japão, são no mínimo 25 anos, porém os maiores benefícios só são concedidos após 40 anos de contribuição.
    Os trabalhadores transferidos entre Brasil e Japão poderão contribuir apenas no país de origem. Os benefícios poderão ser retirados em qualquer um dos dois países.
    Os pagamentos anteriores à medida serão válidos. A regra só vale para os trabalhadores que retornaram ao Brasil e não pediram o resgate do valor total da contribuição ao deixar o Japão.
    "Esse é um acordo internacional bilateral. Existe toda uma burocracia, mas ele está em um momento final e nós gostaríamos muito de poder anunciá-lo em encontro em 1º de agosto", disse a chefe do Setor de Comunidades da Embaixada do Brasil em Tóquio, Patrícia Cortes, em um evento no Japão.

    NEGOCIAÇÕES
    O Ministério da Previdência afirmou que está em contato com o seu equivalente japonês para adequar o documento às legislações dos dois países. As primeiras negociações para esse acordo começaram ainda em 2004.
    Depois de finalizado, o convênio precisa de autorização do legislativo de ambos os países. A expectativa é que ele passe a valer em pouco mais de um ano.
    O Brasil mantém acordos de Previdência Social com dez países. Um acordo com os EUA foi anunciado em fevereiro e espera aprovação do Congresso.
    Já o Japão tem acordos com Alemanha, Inglaterra, EUA, Bélgica, França, Canadá e Coreia do Sul.

    ORIGEM
    O fluxo de brasileiros no Japão se intensificou a partir de 1990. O governo criou uma categoria de visto especial para os descendentes de japoneses num esforço para suprir a demanda por mão de obra barata durante o boom econômico do país.
    Os decasséguis -aquele que trabalha longe de casa- alternam períodos entre o Brasil e o Japão.
    O fenômeno, chamado de migração pendular por especialistas, gera dificuldades para brasileiros se aposentarem em qualquer um dos países e, por isso, eles relutam em pagar a Previdência.

    http://www1.folha.uol.com.br/fsp/mercado/me1606201017.htm
    C$S
    C$S


    Mensagens : 437
    Data de inscrição : 03/07/2009

    Brasileiro poderá se aposentar no Japão Empty Re: Brasileiro poderá se aposentar no Japão

    Mensagem  C$S Qua Jun 23, 2010 7:04 pm

    pelo que entendi com todos os acontecidos ultimamente , o JP faz de TUDO pra gente pagar todos os impostos daqui
    e quer fazer de TUDO pra nao ter que sustentar aposentado estrangeiro que contribuiu AQUI ... bem tipo coisa de japones Neutral

      Data/hora atual: Qui Mar 28, 2024 8:32 pm