Zoo Japan

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Assuntos relacionados do dia a dia da comunidade brasileira no Japão


    Clone do Blog do Planalto permite que internauta comente os posts da Presidência

    Mishima
    Mishima
    Admin


    Mensagens : 573
    Data de inscrição : 02/07/2009
    Localização : Earth

    Clone do Blog do Planalto permite que internauta comente os posts da Presidência Empty Clone do Blog do Planalto permite que internauta comente os posts da Presidência

    Mensagem  Mishima Sex Set 04, 2009 10:53 am

    Lançado na segunda-feira, o Blog do Planalto, publicado pela Presidência da República, recebeu algumas críticas - especialmente sobre a ausência de espaço para os comentários dos internautas nos posts. Mas a iniciativa do governo Luiz Inácio Lula da Silva ganhou um clone, que permite a opinião dos leitores.

    O site clone está sob o domínio http://planalto.blog.br. O blog informa que todo o conteúdo é originalmente do Blog do Planalto (http://blog.planalto.gov.br) e está licenciado sob a Creative Comons, "exceto quando especificado em contrário e nos conteúdos replicados de outras fontes".


    A licença CC-by-sa-2.5, usada pelo Blog do Planalto original, permite "a cópia, a distribuição e a transmissão" do seu conteúdo, bem como sua adaptação, desde que respeitadas duas condições: a atribuição da autoria e a distribuição sob a mesma licença. Ao UOL Notícias a Secretaria de Imprensa da Presidência da República disse que "a internet é um território livre" e que "estão sendo feitas as referências de acordo com a licença adotada".


    Daniela Silva, sócia da Esfera.Mobi, responsável pela ação, disse que a iniciativa faz parte do projeto da empresa, que tem como sócio Pedro Markun, filho do jornalista Paulo Markun, presidente da Fundação Padre Anchieta, que administra a TV Cultura, em São Paulo.

    "Queremos atuar na internet atribuindo transparência ao processo político. Como a empresa vai se sustentar é uma questão para depois", disse. Daniela eliminou um post publicado pelo repórter, a pedido.

    Segundo ela, os sócios acompanharam a polêmica em torno da ausência de comentários no Blog do Planalto e acharam a ideia do governo "um pouco sem sentido": "A web é um espaço para comentários", disse.

    O conteúdo do blog, explicou, é capturado por um computador e publicado automaticamente, sem edição. "Não sei quem é Jorge", diz, sobre o nome que assina os posts. "É o nome adotado pela pessoa que publica o Blog do Planalto original".

    Os dois endereços trazem pequenas diferenças visuais. O clone não tem, por exemplo, a faixa amarela que indica a Presidência da República. Segundo Daniela, a proposta inicial era copiar também o template - que, no entanto, não está, explicitamente, sob a licença Creative Commons.


    A publicação do clone foi comemorada por alguns internautas. Um, que se identificou como sendo André Pasqualini, escreve num dos comentários de um post sobre o pré-sal: "Sensacional clonarem o Blog do Planalto. Garanto que esse terá muito mais acesso que o outro tosco".



    Em seguida, coloca uma questão sobre o pré-sal: "Mas e aí? Quando é que o governo vai começar a debater os problemas de poluição e da dependência de combustíveis fósseis? Se todo o carbono do pré-sal for pra atmosfera, de que adianta o país ficar rico se não tivermos mais ar pra respirar?"

    Outro, que assinou "Da C.I.A." (ironicamente?), afirmou, às 12h44 de hoje: "Eu gostaria de parabenizar esta iniciativa ímpar na abertura de diálogo democrático a todos os brasileiros. Parabéns mesmo, ótimo trabalho o de vocês!"

    http://noticias.uol.com.br/politica/2009/09/03/ult5773u2361.jhtm

      Data/hora atual: Sáb Abr 27, 2024 4:55 am