Zoo Japan

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Assuntos relacionados do dia a dia da comunidade brasileira no Japão


3 participantes

    Biopirataria na Amazônia

    Mishima
    Mishima
    Admin


    Mensagens : 573
    Data de inscrição : 02/07/2009
    Localização : Earth

    Biopirataria na Amazônia Empty Biopirataria na Amazônia

    Mensagem  Mishima Ter Jul 14, 2009 6:42 pm

    Isso aconteceu a algum tempo mas, não custa nada divulgar como o um pais " correto e cumpridor das leis" age... Afinal são centenas de produtos, plantas, principios ativos piratiados todos os anos,são riquezas roubadas discaradamente de nosso pais. Lugar de ladrão é na cadeia!




    Biopirataria na Amazônia Cupuau
    Cupuaçu - fruta nativa da região do Amazonas.
    Muito apreciada na culinária e cobiçada pelo estrangeiro.
    Esta que os japoneses queriam roubar o seu nome...


    O governo brasileiro tomou uma decisão com o objetivo de proibir o registro ou o uso indevido por outros países do nome "cupuaçu". Para isso, foi publicada na edição de hoje do "Diário Oficial da União", a lei 11.675, que designa o cupuaçu, fruto do cupuaçuzeiro, como fruta nacional. A lei é assinada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e pelo ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes.
    "Essa fruta faz parte da biodiversidade brasileira, mas o nome cupuaçu estava sendo usado de forma irregular no exterior", explicou Maria Clara da Cruz, da unidade de inovação tecnológica da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária. (Embrapa). A patente do cupuaçu era questionada pelo Brasil no exterior.

    Técnicos do Ministério da Agricultura lembraram que no ano de 2000 a empresa japonesa Asahi Foods fez um pedido de patente do cupuaçu no Japão e na Europa. Além disso, a empresa japonesa registrou a marca "cupulate" (tipo de chocolate feito com amêndoas de cupuaçu, desenvolvido no Brasil) como sua propriedade.

    Os pedidos provocaram grande polêmica, já que o cupuaçu é originário da floresta Amazônica, o que levou o departamento do governo japonês responsável pelo registro de patentes a recusar o pedido da empresa para o processo de obtenção da marca "cupulate".

    Derivados

    Um dos principais derivados do cupuaçu é o chocolate. Além disso, a fruta é usada na culinária da região Amazônica, principalmente no Pará. A colheita do cupuaçu acontece entre os meses de janeiro e março, informaram técnicos da Embrapa.


    A rapadura é nossa

    A rapadura. Sim, este doce subproduto da cana-de-açúcar, produzido no Brasil desde os tempos do Império, está no centro de uma polêmica internacional envolvendo o Brasil, a Alemanha e os Estados Unidos.

    A questão não é recente. Tudo começou quando a empresa alemã Rapunzel Naturkost AG registrou a patente da marca rapadura nos Estados Unidos e na Alemanha. O registro consta nos órgãos oficiais na Alemanha desde 1989, e nos Estados Unidos desde 1996.

    A descoberta do registro foi feita só em 2006. Na época, pedidos e notificações pela anulação da patente foram endereçados ao Itamaraty, ao Ministério Público Federal e às embaixadas da Alemanha e dos Estados Unidos no Brasil. Em vão. Por isso, produtores brasileiros só podem exportar o doce típico com essa marca para os dois países, se pagarem direitos de comercialização à Rapunzel.

    Agora, a briga pelo resgate da rapadura volta à tona: a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) tomou as dores dos produtores nacionais e vai processar a Rapunzel nos tribunais da Alemanha e dos EUA. O objetivo da entidade é anular o registro da palavra rapadura no exterior alegando descumprimento do Tratado de Paris. O tratado não permite aos países signatários patentear algo que faça parte do patrimônio de um país.

    “Ante a grave situação que arranha nossa soberania e os preceitos do direito, entendemos que a Ordem dos Advogados, no exercício de seu mister, deve atuar de forma mais contundente para elidir a conduta da empresa alemã”, sustenta a OAB. A entidade lembra ainda que a rapadura, doce tipicamente nordestino, “foi e é item de subsistência de milhares de famílias pobres do nordeste que o produzem de forma artesanal". Por isso, decidiu unir-se ao clamor nordestino: “A rapadura é nossa!”.



    Japoneses perdem patente do cupuaçu na União Européia


    Após cinco anos, a batalha pelo nome cupuaçu travada entre o governo brasileiro e a empresa japonesa Asahi Foods chegou ao fim. Por decisão da Cancellation Division da União Européia, o registro do nome feito pela companhia nipônica foi cassado em todas as nações integrantes do bloco. A UE era o último mercado que ainda mantinha a concessão de uso da marca para a Asahi Foods.

    O registro de patente e o direito de uso exclusivo do nome conseguido pela empresa japonesa levantou protestos do governo brasileiro e de organizações não-governamentais (ONGs) em todo o mundo, sob o argumento de que cupuaçu é o nome de uma fruta amazônica, assim chamado há milênios por índios do Brasil e do Peru.

    Tudo começou em 2000 quando Makoto Nagasawa, diretor da Asahi Foods e titular da empresa americana Cupuaçu International, registrou no Japão, EUA e Europa, a marca com o nome da fruta.

    Segundo a Amazonlink, organização ambientalista no Acre, esse fato bloqueou oportunidades de comercialização do cupuaçu no exterior por empresas brasileiras. A organização, ao estudar possibilidades de exportar bombons e outros produtos à base da fruta, foi orientada a tirar a palavra cupuaçu de qualquer material relacionado aos produtos.

    Os japoneses têm até 11 de abril para recorrer da decisão, mas isso dificilmente ocorrerá, pois a empresa desistiu de processos anteriores movidos no Japão e nos EUA. No Japão, onde a Asahi havia registrado até mesmo a marca Cupulate, o chocolate de cupuaçu criado pela Embrapa, o registro foi cassado em março de 2004 e invalidado definitivamente em abril do mesmo ano. Nos EUA o abandono da patente foi formalizado em novembro de 2004.

    Agora, a Embrapa está livre para procurar empresas interessadas em produzir o cupulate, cujo gosto difere do chocolate tradicional. Antes, o grande empecilho era a patente da Asahi Food. Enquanto não caíssem esses registros, era proibido comercializar qualquer produto que tivesse o nome cupuaçu.


    Japoneses registram patente da acerola


    A empresária paraense Solange Mota levou um susto ao tentar fechar negócio com uma empresa portuguesa, esta semana, para a venda de suco concentrado de acerola. Solange foi avisada pelo empresário português Francisco Esteves de que teria de pagar royalties a uma empresa do Japão porque a acerola tinha acabado de ser patenteada naquele país.

    “Estou amarrada, perplexa com esta informação, porque sempre vendi suco concentrado e polpa de acerola para a França e os Estados Unidos e nunca tive nenhum problema, porque pensava que a acerola não tivesse dono” disse Solange. Ela informou ontem mesmo ao governo do Estado do Pará o que estava acontecendo e pedindo orientações de como proceder daqui por diante por temer prejuízos financeiros para sua empresa e também para outras exportadoras de sucos de frutas. A acerola tem origem na América Central e é conhecida também como “Cereja das Antilhas”. A Sucasa, empresa de Solange, localizada em Castanhal a 65 quilômetros da capital paraense, exportou para a Europa e os Estados Unidos outros sucos concentrados como maracujá, cupuaçu, açaí e guaraná, mas agora terá de buscar ajuda do governo estadual para lutar na Justiça pelos seus direitos. Solange solicitou do empresário Francisco Esteves toda documentação possível sobre o processo de patente da acerola no Japão para, então, poder tomar as providências possíveis. “Eu até perguntei para o sr. Esteves se não era pela patente do cupuaçu que estava sendo cobrado royalties, porém ele me garantiu que se tratava mesmo era da acerola.” Reincidente - A empresa japonesa Asahi Foods no começo deste ano anunciou, que era dona da marca cupuaçu. Imediatamente, a organização não-governamental do Estado do Acre, Amazonlink, começou na Justiça uma batalha para cassar a patente da fruta. Além disso, a Amazonlink denunciou que também a andiroba e a copaíba - duas plantas medicinais da Amazônia - já tinham suas marcas registradas no Departamento de Patentes da cidade de Tóquio, no Japão. Em julho do ano passado, o governo do Pará, que também lutava para rever a marca do cupuaçu, foi informado pela Asahi Foods que estavam desistindo de brigar na Justiça reconhecendo o direito dos brasileiros sobre suas frutas e plantas nativas.

    BIOPIRATARIA NA AMAZÔNIA - APRESENTAÇÃO


    O CASO DA AYAHUASCA


    O CASO DO AÇAÍ

    O CASO DA COPAÍBA

    Japão pirateou a andiroba e RÃ PHYLLOMEDUSA BICOLOR - VACINA DO SAPO
    O CASO DA ANDIROBA


    O CASO DA RÃ PHYLLOMEDUSA BICOLOR - VACINA DO SAPO

    Biribiri

    Pau Brasil, Seringa, Quinina, Curare
    BIOPIRATARIA NA AMAZÔNIA - FATOS HISTÓRICOS
    C$S
    C$S


    Mensagens : 437
    Data de inscrição : 03/07/2009

    Biopirataria na Amazônia Empty Re: Biopirataria na Amazônia

    Mensagem  C$S Ter Jul 14, 2009 9:55 pm

    poxa , que coisa ... mesmo dpois de tantas guerras , de tantas mortes , de tanto sofrimento , o JP nao deixa de querer se apoderar das coisas dos outros países.. tsc tsc tsc...

    uma comparaçao nem tanto tosca : uma pessoa qdo comete uma infraçao , torna-se um bandido.. ele é pego e paga pelo seu ato.. mas dpois volta a praticar infraçoes..
    é JP , fazer lambança dentro do seu territorio é mto diferente de mexer com os outros .. vê se toma jeito..

    engraçado que qdo era pequeno , e minha mãe brigava com meu pai , ela dizia : ô raça de fdp !!
    pior de tudo seria concordar com ela , por nao ter outra opçao Biopirataria na Amazônia 27617
    NIEROZUMIEN
    NIEROZUMIEN


    Mensagens : 597
    Data de inscrição : 03/07/2009
    Localização : Japão

    Biopirataria na Amazônia Empty Re: Biopirataria na Amazônia

    Mensagem  NIEROZUMIEN Ter Jul 14, 2009 10:01 pm

    Que riqueza de informações mishima.
    Pois é, por isso a importância de estar bem informado p/ quando aparecer um japonês gritando no megafone pedindo nosso retorno,
    ou fazendo desaforos, essa é a hora de esfregar tudo na cara desses piratas ignorantes.
    Mishima
    Mishima
    Admin


    Mensagens : 573
    Data de inscrição : 02/07/2009
    Localização : Earth

    Biopirataria na Amazônia Empty Re: Biopirataria na Amazônia

    Mensagem  Mishima Ter Jul 14, 2009 10:07 pm

    NIEROZUMIEN escreveu:Que riqueza de informações mishima.
    Pois é, por isso a importância de estar bem informado p/ quando aparecer um japonês gritando no megafone pedindo nosso retorno,
    ou fazendo desaforos, essa é a hora de esfregar tudo na cara desses piratas ignorantes.

    Tem muito mais rsss! Por isso que o pessoal la não gosta de mim eu sou mais informado que eles rsss
    Mishima
    Mishima
    Admin


    Mensagens : 573
    Data de inscrição : 02/07/2009
    Localização : Earth

    Biopirataria na Amazônia Empty Re: Biopirataria na Amazônia

    Mensagem  Mishima Ter Jul 14, 2009 10:10 pm

    C$S escreveu:poxa , que coisa ... mesmo dpois de tantas guerras , de tantas mortes , de tanto sofrimento , o JP nao deixa de querer se apoderar das coisas dos outros países.. tsc tsc tsc...

    uma comparaçao nem tanto tosca : uma pessoa qdo comete uma infraçao , torna-se um bandido.. ele é pego e paga pelo seu ato.. mas dpois volta a praticar infraçoes..
    é JP , fazer lambança dentro do seu territorio é mto diferente de mexer com os outros .. vê se toma jeito..

    engraçado que qdo era pequeno , e minha mãe brigava com meu pai , ela dizia : ô raça de fdp !!
    pior de tudo seria concordar com ela , por nao ter outra opçao Biopirataria na Amazônia 27617

    O que eu não suporto é que eles vem posar de povo honesto, correto e senhor da verdade e querem nos dar lição de moral... Quem ele pensam que são ... Quem não te conhece que te compre.
    NIEROZUMIEN
    NIEROZUMIEN


    Mensagens : 597
    Data de inscrição : 03/07/2009
    Localização : Japão

    Biopirataria na Amazônia Empty Re: Biopirataria na Amazônia

    Mensagem  NIEROZUMIEN Ter Jul 14, 2009 10:11 pm

    Eu já te disse uma vez que ficava só de butuca nos teus comentários e copiei quase tudo que vc colocava lá.
    Esse é o problema, as tuas informações, e eles são avessos à qualquer um que tenha informações.
    Não vê como eles mimam os retardatários?
    Ninguém merece aquela cultura inútil.
    Mishima
    Mishima
    Admin


    Mensagens : 573
    Data de inscrição : 02/07/2009
    Localização : Earth

    Biopirataria na Amazônia Empty Re: Biopirataria na Amazônia

    Mensagem  Mishima Ter Jul 14, 2009 10:20 pm

    NIEROZUMIEN escreveu:Eu já te disse uma vez que ficava só de butuca nos teus comentários e copiei quase tudo que vc colocava lá.
    Esse é o problema, as tuas informações, e eles são avessos à qualquer um que tenha informações.
    Não vê como eles mimam os retardatários?
    Ninguém merece aquela cultura inútil.

    Parece brincadeira precisar pagar royaltes ao Jápão para vender cupuaçu e acerola, isso é roubo ou não é .... ?
    NIEROZUMIEN
    NIEROZUMIEN


    Mensagens : 597
    Data de inscrição : 03/07/2009
    Localização : Japão

    Biopirataria na Amazônia Empty Re: Biopirataria na Amazônia

    Mensagem  NIEROZUMIEN Ter Jul 14, 2009 10:25 pm

    o japão, Deus sabe oq andou fazendo enquanto tinha dinheiro.
    Tem o vigarista e ladrão com um monte de dinheiro, no mínimo alguém foi subornado p/ que isso acontecesse.
    Uma vez fui roubada no serviço e fiz um escandalozinho, o responsavel me chamou e disse que warui era eu por ter deixado o dinheiro lá.
    Dei uma gargalhada na cara dele e perguntei se ele pensava que eu era aho.
    Esse povo tem que sofrer muito ainda p/ aprenderem onde fica o lugar, e que demagogia nós tiramos de letra.
    Mishima
    Mishima
    Admin


    Mensagens : 573
    Data de inscrição : 02/07/2009
    Localização : Earth

    Biopirataria na Amazônia Empty Re: Biopirataria na Amazônia

    Mensagem  Mishima Ter Jul 14, 2009 10:33 pm

    NIEROZUMIEN escreveu:o japão, Deus sabe oq andou fazendo enquanto tinha dinheiro.
    Tem o vigarista e ladrão com um monte de dinheiro, no mínimo alguém foi subornado p/ que isso acontecesse.
    Uma vez fui roubada no serviço e fiz um escandalozinho, o responsavel me chamou e disse que warui era eu por ter deixado o dinheiro lá.
    Dei uma gargalhada na cara dele e perguntei se ele pensava que eu era aho.
    Esse povo tem que sofrer muito ainda p/ aprenderem onde fica o lugar, e que demagogia nós tiramos de letra.

    Vc não conhece a raça não .... Biopirataria na Amazônia 524299 somos sempre culpados, até quando somos vitimas,
    Quando vc recebe seu salario e não bate com a suas contas foi um "engano" ... pior que nunca erram para mais sempre para menos .....hahahaha

    E isso vale para todas as situações... Não vê o caso do shakai hoken que o governo não fiscalizou por 20 anos... Nos a que somos culpados... não queriamos pagar.... Oras se é obrigatorio como a gente tem essa " opção " ... de não pagar...
    Mishima
    Mishima
    Admin


    Mensagens : 573
    Data de inscrição : 02/07/2009
    Localização : Earth

    Biopirataria na Amazônia Empty Re: Biopirataria na Amazônia

    Mensagem  Mishima Ter Jul 14, 2009 10:34 pm

    Mishima escreveu:
    NIEROZUMIEN escreveu:o japão, Deus sabe oq andou fazendo enquanto tinha dinheiro.
    Tem o vigarista e ladrão com um monte de dinheiro, no mínimo alguém foi subornado p/ que isso acontecesse.
    Uma vez fui roubada no serviço e fiz um escandalozinho, o responsavel me chamou e disse que warui era eu por ter deixado o dinheiro lá.
    Dei uma gargalhada na cara dele e perguntei se ele pensava que eu era aho.
    Esse povo tem que sofrer muito ainda p/ aprenderem onde fica o lugar, e que demagogia nós tiramos de letra.

    Vc não conhece a raça não .... Biopirataria na Amazônia 524299 somos sempre culpados, até quando somos vitimas,
    Quando vc recebe seu salario e não bate com a suas contas foi um "engano" ... pior que nunca erram para mais sempre para menos .....hahahaha

    E isso vale para todas as situações... Não vê o caso do shakai hoken que o governo não fiscalizou por 20 anos... Nos a que somos culpados... não queriamos pagar.... Oras se é obrigatorio como a gente tem essa " opção " ... de não pagar...

    obs: quando vc quer responter uma questao vc pode dar " quate " abaixo da mensagem lado direito inferior, ai eh so vc escrever a resposta ...
    NIEROZUMIEN
    NIEROZUMIEN


    Mensagens : 597
    Data de inscrição : 03/07/2009
    Localização : Japão

    Biopirataria na Amazônia Empty Re: Biopirataria na Amazônia

    Mensagem  NIEROZUMIEN Ter Jul 14, 2009 10:37 pm

    Como eu disse, não entendo nada dessas coisas que vcs discutem, mas pelo bom senso é algo muito mais que óbvio.
    Eu não meto o pau nos brasileiros de fábricas pq p/ mim foram tudo vitimas dessa corja de vagabundos.
    Era sabido muito antes dessa tragédia que o caos e o desemprego em massa viria, ninguém sabia, ninguém viu, ninguém falou?
    Oras bolas, ficou muito na cara que isso foi exploração de mão de obra na cara dura.
    NIEROZUMIEN
    NIEROZUMIEN


    Mensagens : 597
    Data de inscrição : 03/07/2009
    Localização : Japão

    Biopirataria na Amazônia Empty Re: Biopirataria na Amazônia

    Mensagem  NIEROZUMIEN Ter Jul 14, 2009 10:38 pm

    isso me lembra a tia melissa
    huahuaahuahuah
    Mishima
    Mishima
    Admin


    Mensagens : 573
    Data de inscrição : 02/07/2009
    Localização : Earth

    Biopirataria na Amazônia Empty Re: Biopirataria na Amazônia

    Mensagem  Mishima Ter Jul 14, 2009 10:42 pm

    NIEROZUMIEN escreveu:isso me lembra a tia melissa
    huahuaahuahuah

    A tia ta chata! Pior que eles não gostam de brasileirtos e o trabalho deles é atender brasileiros, se os brasileiros não existissem eles não teriam o empreguinho deles...hahahaha
    Uma vez eu falei que se me mandassem um deles para resolver um problema serio eu recusava pq não da pra confiar em uma pessoa que odeia brasileiros, ja pensou se vc vai parar na policia por algum motivo e eles traduzem tudo errado...ou deixar um pessoa como o Ken faze a cabeça de crianças .... eu heim ... Biopirataria na Amazônia 8129
    NIEROZUMIEN
    NIEROZUMIEN


    Mensagens : 597
    Data de inscrição : 03/07/2009
    Localização : Japão

    Biopirataria na Amazônia Empty Re: Biopirataria na Amazônia

    Mensagem  NIEROZUMIEN Ter Jul 14, 2009 10:43 pm

    NIEROZUMIEN escreveu:isso me lembra a tia melissa
    huahuaahuahuah


    mishima , vc sabe oq é

    MOFFETT FIELD?
    NIEROZUMIEN
    NIEROZUMIEN


    Mensagens : 597
    Data de inscrição : 03/07/2009
    Localização : Japão

    Biopirataria na Amazônia Empty Re: Biopirataria na Amazônia

    Mensagem  NIEROZUMIEN Ter Jul 14, 2009 10:46 pm

    eu não sei oq eles fazem, mas deve ser algo muito ruim p/ terem tanto ódio de brasileiros.
    que gentinha asquerosa hein.
    uns diabinhos
    Mishima
    Mishima
    Admin


    Mensagens : 573
    Data de inscrição : 02/07/2009
    Localização : Earth

    Biopirataria na Amazônia Empty Re: Biopirataria na Amazônia

    Mensagem  Mishima Ter Jul 14, 2009 11:01 pm

    NIEROZUMIEN escreveu:
    NIEROZUMIEN escreveu:isso me lembra a tia melissa
    huahuaahuahuah


    mishima , vc sabe oq é

    MOFFETT FIELD?

    Não sei ! Mas é do procurar no Google rsss
    C$S
    C$S


    Mensagens : 437
    Data de inscrição : 03/07/2009

    Biopirataria na Amazônia Empty Re: Biopirataria na Amazônia

    Mensagem  C$S Qua Jul 15, 2009 3:08 pm

    Mishima escreveu:...
    E isso vale para todas as situações... Não vê o caso do shakai hoken que o governo não fiscalizou por 20 anos... Nos a que somos culpados... não queriamos pagar.... Oras se é obrigatorio como a gente tem essa " opção " ... de não pagar...

    huahua isso e mto mais .. um lugar q vc fica doido é no ministerio do trabalho , a gente é culpado de todas a maracutaias das empreiteiras.
    fui lá umas 5x e nao resolveu nada, nem ligar pra empreiteira quiseram ..
    agora a gente ta certinho nos hokens pq a fabrica exigiu da empreiteira, senao...
    Mishima
    Mishima
    Admin


    Mensagens : 573
    Data de inscrição : 02/07/2009
    Localização : Earth

    Biopirataria na Amazônia Empty Re: Biopirataria na Amazônia

    Mensagem  Mishima Qua Jul 15, 2009 3:25 pm

    C$S escreveu:
    Mishima escreveu:...
    E isso vale para todas as situações... Não vê o caso do shakai hoken que o governo não fiscalizou por 20 anos... Nos a que somos culpados... não queriamos pagar.... Oras se é obrigatorio como a gente tem essa " opção " ... de não pagar...

    huahua isso e mto mais .. um lugar q vc fica doido é no ministerio do trabalho , a gente é culpado de todas a maracutaias das empreiteiras.
    fui lá umas 5x e nao resolveu nada, nem ligar pra empreiteira quiseram ..
    agora a gente ta certinho nos hokens pq a fabrica exigiu da empreiteira, senao...

    ja ouvi falar cada uma do ministerio do trabalho aqui, parece que tudo aqui é dominado pela mafia...

    Conteúdo patrocinado


    Biopirataria na Amazônia Empty Re: Biopirataria na Amazônia

    Mensagem  Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Sex Mar 29, 2024 4:13 am